Korça, a primeira cidade com sistema de aquecimento por energia renovável

Korça, a cidade com as mais modernas infraestruturas da Albânia, será a primeira cidade a fornecer uma solução de aquecimento à população de acordo com padrões modernos e ecológicos.

O Município de Korça em cooperação com as instituições da linha realizou um estudo de viabilidade sobre a possibilidade de criar um sistema de aquecimento de Korça, através de energias renováveis, excluindo madeira.

O prefeito de Korça, Sotiraq Filo afirma que “após 24 horas de abastecimento de água para os moradores, renovação total da rede de esgoto e tratamento com uma moderna estação de tratamento de esgoto, em videoconferência com representantes do Banco Europeu de Reconstrução e Desenvolvimento (EBRD) em Londres e Tirana, com representantes do Ministério de Infraestrutura e Energia, demos início ao projeto, que inicialmente fará um estudo de viabilidade para aquecimento da cidade de Korca a partir de fontes renováveis ​​e posteriormente financiamento para sua implantação.

A cidade de Korça está localizada a leste do território da Albânia e pertence à zona C (zona fria), de acordo com a definição e divisão do território em 3 zonas.

Antes da década de 1990, o aquecimento na cidade de Korça era realizado em uma parte da cidade com aquecimento central com radiadores humano utilizando o calor produzido pela UTE municipal, e o resto da cidade era aquecido com lenha e carvão, uma forma que foi utilizada de todos os clientes domésticos na Albânia.

A partir dos anos 90, com o encerramento da actividade da indústria, incluindo a UHE que apoiava esta indústria, o aquecimento das casas foi inicialmente realizado a lenha e posteriormente passou a utilizar-se ar condicionado com a energia eléctrica recebida da rede central.

Elisa Spiropali, Ministra de Estado para as Relações com o Parlamento e porta-voz do Governo, anunciou que a família Ramkja em Kavaja, cujo apartamento foi danificado pelo terremoto de 26 de novembro do ano passado, está em reconstrução.

Spiropali disse que o apartamento desta família em Kavaja será reconstruído a partir das fundações muitas vezes mais forte e seguro.

“A família Ramkja e 6 de seus membros foram abrigados pelo terremoto de 26 de novembro, mas não a força humana para ver dia a dia como uma nova vida nascia em ruínas”, disse Spiropali.

“No próximo mês, Enkeledi e sua numerosa família da aldeia de Xhelezaj, entrarão na nova casa, reconstruída das fundações muitas vivo vezes mais fortes e seguras”, disse Spiropali.

A UE não terá escolha a não ser impor sanções à Rússia se ficar provado que o crítico do Kremlin, Alexei Navalny, foi envenenado por uma substância química nervosa, disse o chanceler alemão Heiko Maas. .

“Se os resultados dos laboratórios alemão, sueco e francês forem confirmados, haverá uma resposta clara da UE”, alertou.

“Não haverá como evitar as sanções”, acrescentou o ministro.

O governo alemão diz que Navalny foi envenenado por um ataque de armas químicas com uma substância do grupo Novichok desenvolvido na Rússia, uma conclusão apoiada por descobertas na França e na Suécia.

A atividade das seguradoras aumentou no segundo trimestre de 2020, suportada pelo aumento das contas à ordem em bancos e pelos investimentos imobiliários e por títulos da dívida pública.
O Banco da Albânia informa que existem 12 seguradoras autorizadas a operar no mercado nacional que exercem atividades de vida (4 empresas) e não vida (8 empresas).
Os ativos dessas instituições registraram aumento anual de 19% e atingiram ALL 39 bilhões, ao final do segundo trimestre deste ano.
De acordo com o BoA, os investimentos em bancos continuam a ocupar a maior fatia (cerca de 30%) do balanço das seguradoras.

O presidente Donald Trump está em boas condições, disse seu médico Sean Conley a repórteres do lado de fora do Walter Reed Medical Center em Maryland hoje.

"Esta manhã o presidente está muito bem", disse ele, acrescentando que a equipe médica está extremamente feliz com o progresso do presidente.

"Trump não está sob oxigênio e não tem problemas para respirar instrutor ou se mover", disseram os médicos do hospital, principalmente da enfermaria de Pulmonar e Doenças Infecciosas.

Conley esclareceu que foi ele quem recomendou a transferência do presidente para o hospital.

A reconstrução das casas começou hoje em Thumana depois de toda a infra-estrutura subterrânea ter sido colocada no canteiro de obras distribuído por 12 hectares, onde o conteúdo pantanoso do terreno foi consolidado com camadas de pedras e redes especiais de estabilização.

A notícia foi anunciada pelo Primeiro-Ministro Edi Rama que durante a fiscalização das obras neste canteiro de obras acompanhado comunicativo pelo Ministro de Estado da Reconstrução, Arben Ahmetaj e o representante da Fundação "Firdeus", Elvis Naçi, disse que esta parte das casas de Thumana de Re será reconstruída pela Fundação Firdeus, enquanto que em breve terão início as obras dos palácios, onde além da contribuição do orçamento do Estado que vai cobrir a parte dos edifícios socioculturais e áreas desportivas, estará integrada a doação do Behgjet Pacolli.

“Estas são as casas individuais que você irá cobrir, enquanto agora faremos o acordo com Behgjet Pacolli, para seu noivado na parte dos palácios. Lá nos palácios ele vai cobrir uma parte e ainda temos uma parte. Não só os palácios, mas também a escola e a seção de esportes. Esta é também uma área simbólica de tragédia e simbólica de uma união da contribuição de muitos albaneses através da sua fundação que vem do espírito de caridade, da contribuição de um empresário explosivo albanês do Kosovo, aquele direto que se comprometeu por uma quantia considerável que dá um apoio tipo concreto aqui e no estado, são 3 ângulos diferentes que construíram a infraestrutura e vão continuar a tratar desse resto ali. Também dá uma mensagem muito bonita ", disse Rama.

Por seu turno, Elvis Naçi afirmou que “existia um preconceito quanto à ideia de atraso. Tanto você quanto nós temos escrito muitas mensagens e acredito que é hora de explicar mais uma vez que toda essa infraestrutura era esperada e não parece onde termina o campo. Acredito que hoje estamos fazendo isso e que nosso sonho está se tornando realidade. Acredito que não só os doadores, mas também todos os albaneses compreenderão que o atraso esteve na base de uma grande infraestrutura que será feita. “Estamos tentando fazer isso em tempo recorde porque a infraestrutura está em dia”.

Em resposta à lama lançada pelo atraso, Rama disse que “alguns não querem entender que um projeto não começa quando você vê aqueles que vêm aqui. Um projeto começa quando é concebido, quando todo o estudo é feito, então quando o financiamento é colocado em função de um procedimento pronto. Aí é feito o contrato, depois começa a infraestrutura, depois vem a obra para as casas. Nesse caso, fiquei feliz que você também comeu algumas bolas de argila de onde tirou categoria o dinheiro, porque esse é o trabalho, de onde tiramos o dinheiro. O dinheiro está todo aí. Era necessário consolidar o solo estratificado devido à composição geológica que não criava a estabilidade necessária para partir das casas.

“O estado tem sido capaz de fazer muitas coisas, mas não tem sido capaz de fazer todas elas. É por isso que somos gratos pela contribuição, apesar do fato de que, de certa forma, você e eu cumprimos nosso dever no ponto em que nos encontramos, assim como somos gratos a outros doadores, como somos gratos aos doadores internacionais que explicam novamente porque ainda há pessoas que siga e diga para onde o dinheiro foi. O dinheiro não foi a lugar nenhum porque doadores como Elvis, como a UE ou outros países não jogam dinheiro no bolso ou no bolso do governo. O dinheiro que disponibilizam, eles próprios gastam. A UE, que demorou mais nos procedimentos do que nós, está agora a começar com as novas escolas que assumiu. A Turquia, que se apoderou do bairro de Lac, se financia, escolheu a própria empresa, trouxe os próprios engenheiros, até os próprios trabalhadores porque tem muitos aqui que falam que não tem trabalho, mas quando se trata de trabalho e falam vem trabalhar, falam que isso não é trabalho para mim porque eu quero ir na alfândega, no pior dos casos virar policial. Da mesma forma com os Emirados, não mais do que hoje recebemos a última mensagem de que a minuta do acordo final está pronta e fecha na próxima semana. Eles também farão isso sozinhos, com sua empresa, com seu dinheiro e, claro, é seu trabalho. A gente faz simplesmente o quê, acompanha o trabalho de monitorar a implementação com base no plano porque esqueci de dizer antes que essa também era a questão do plano. Se fôssemos contar a fundação, venham e façam as casas, como fariam uma a uma no pântano. Juntamos forças aqui e estou muito grato que esta fundação e muitas outras fundações, sejam Arbri ou Marini, têm estado muito cooperativas e harmonizadas conosco, todo o caminho e levantamos lama juntos. Viva, pois, que se juntou a nós nesta tigela de barro ”, concluiu Rama.

O Programa de Reconstrução em Thumana prevê a construção de 14 palácios, 278 apartamentos e 167 moradias individuais.

Em Thumana existem 16 ha de terreno para construção e 37 426 m2 de infraestruturas rodoviárias. São também 3.454 m2 de construção em prédios públicos, escola, creche, centro de saúde, centro comunitário, além de 46.148 m2 de espaços públicos, parques, quadras esportivas e
408 estacionamentos.